A Região

A Praia da Vieira localiza-se na freguesia de Vieira de Leiria. Faz parte do distrito de Leiria, concelho de Marinha Grande, onde também se localiza o Pinhal de Leiria mandado plantar pelo rei D. Dinis. Circunscrita a norte pelo Rio Lis e a sul pelo Pinhal do Rei, foi desde tempos remotos terra de bravos pescadores que se faziam ao mar em barcos em forma de meia-lua com cerca de 15 metros de comprimento, impelidos à força dos braços para as águas agitadas e puxados por juntas de bois aquando do seu regresso.Embora em barcos mais pequenos e “companhas” mais reduzidas, atualmente ainda épossível admirar a prática tradicional da Arte Xávega, e comprar peixe fresco no areal ou na lota junto à praia.

Com um areal que se estende por vários Kms, esta praia reúne excelentes condições para a prática de desportos de água, tais como o Surf e o Body-Board, sendo já umas das praias mais procuradas da região, para a prática de Kitesurf, devido aos constantes ventos que sopram de Norte.

Desfrute ainda das várias esplanadas sobre a areia, dispersas ao longo da marginal, que convida à prática de belos passeios e caminhadas, tendo o mar como paisagem. Também existe uma pista de ciclismo com passeio pedestre que dá a volta á praia.

Visite ainda a Capela dos Pescadores, um dos raros exemplares de edifícios religiosos em madeira no nosso país.

Nos restaurantes existentes, poderá ainda saborear vários pratos de uma inigualável gastronomia local e regional, dos quais se destaca o delicioso Arroz de Marisco que em 2011 foi o vencedor do Concurso ’7 Maravilhas da Gastronomia’.

A noite da Praia da Vieira é uma das mais animadas da região, atraindo milhares de jovens a um conjunto de bares com um ambiente moderno de grande animação e diversão.

Marinha Grande

A cidade da Marinha Grande está intimamente ligada à indústria do vidro, que aqui encontrou condições favoráveis ao seu estabelecimento. De fato, a frase tão ouvida há algumas décadas: “ Quem não sopra, já soprou “, reflete de forma elucidativa a forte ligação desta população à indústria vidreira.

Berço da indústria do vidro e antigo centro nevrálgico da Marinha Grande, a Fábrica Escola Irmãos Stephens, desempenhou um papel extremamente importante no seio da comunidade marinhense, não somente em termos económicos, como também sociais e culturais.

Atualmente, a Marinha Grande é um importante e dinâmico pólo industrial. A indústria concentra-se em torno de três setores: vidro, produtos metálicos/moldes e plásticos. Ao título de “ capital do vidro” que ostenta acresce, ainda, o reconhecimento desta freguesia enquanto “capital dos moldes”. Na verdade, foi este setor industrial que permitiu à Marinha Grande fazer frente à crise instalada na indústria tradicional – a vidreira -, melhorando a situação económica local e elevando esta cidade na escala social.

Embora já não sobreviva predominantemente da atividade vidreira será sempre reconhecida como a capital do vidro.

LEIRIA

A cidade de Leiria, no centro do País, entre Lisboa e Porto, encontra-se a apenas 30 minutos de várias praias da região, como Nazaré, S. Pedro de Moel, Vieira de Leiria e Pedrógão. Nas imediações conta ainda com inúmeros pontos de interesse como o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, as Grutas de Mira de Aire, o Santuário de Fátima ou as Pegadas dos Dinossauros da Serra de Aire – isto a pouco mais de meia hora de carro.

O Turismo Leiria/Fátima reúne uma diversidade impar de recursos e produtos turísticos. Desde as atrações naturais, incluindo a inigualável costa marítima, passando pelos majestosos monumentos com histórias para contar, até aos locais de peregrinação religiosa de conforto espiritual. Venha descobrir valores e emoções que farão o fascínio das suas visitas…numa Região com Alma!

A região Leiria-Fátima conta com três Maravilhas de Portugal:

  • O Mosteiro da Batalha foi um dos monumentos vencedores das ’7 Maravilhas de Portugal’ em 2007
  • As Grutas de Mira de Aire foram eleitas umas das ’7 Maravilhas Naturais de Portugal’, em 2010
  • Em 2011 foi a vez do Arroz de Marisco da Praia da Vieira ser um dos grandes vencedores do Concurso ’7 Maravilhas da Gastronomia’

Turismo de Leiria-Fátima: www.rt-leiriafatima.pt